quinta-feira, fevereiro 14

Televisão e sociedade

A televisão e a sociedade

Com o aparecimento da televisão, a sociedade já não disfruta de um bom momento de leitura, porque ficam colados à televisão horas e horas, em vez de perderem um bocado a ler.
E isso nota-se principalmente nas crianças, têm alguma dificuldade na leitura e excesso de peso. Em vez de estarem a estudar, a ler ou a fazer exercício, estão a ver televisão. Isto não afecta só as crianças, também afecta os adultos, como já referi, ficam colados ao sofá a ver televisão e isso acumula gorduras.
Portugal já tem um número elevado de obesos na idade infantil, pois podemos dar um passeio pela praia ou então fazer exercício, não o fazem, estão colados à televisão. Em 2025 Portugal será um dos países da União Europeia com mais obesos.
Com o aparecimento dos “morangos com açúcar”, da “Floribella” e outras telenovelas, os alunos já não estão com atenção aulas, porque estão a pensar nessas telenovelas, o que não vai ajudar a passar de certeza o ano.
Por isso, faço um apelo à sociedade:
- Mexam-se, não passem horas a ver televisão e façam exercício, isto tudo pela nossa saúde.


João Rego, 6º E

domingo, fevereiro 10

Texto Livre sobre a obra Ulisses

Ciclópica 4ª lua do ano de gémeos

Olá gigantesco polifemo

Olha a nossa cidade foi atacada pelos gregos. Nós prendemo-los, mas não havia nenhum ninguém lá. Havia sim um mosquito chamado Ulisses e que era o rei deles. Olha o mosquito deixou-nos cegos, prendeu-nos e fez de nós seus prisioneiros. Agora comemos só ossos nos entretermo-nos dão-nos um ramo de árvore e uma faca.
Ajuda-nos polifemo, por favor e deixamos-te viver connosco partirás o que quiseres e matará quem quiseres mas tens de nos ajudar.

Sem outra catástrofe
O teu conselheiro
Cardada


PS: Estamos na gruta sagrada da montanha enraivecida.
Nuno

Texto Livre sobre a obra Ulisses

Ciclópia, 2ª Lua do Ano dos Frutos

Caro amigo:

Antes de te respondermos a esta carta um pouco estranha, o “Conselho de ciclopes mensageiros”, reuniu-se com grande paz e leveza de espírito, para responder à tua mensagem.
Nós, como sabes, naquela noite, fomos ter contigo e tu não dizias coisa com coisa. Disseste-nos que ninguém te queria matar. Mas isso todos nós sabíamos.
Como achámos que estás a delirar, vamos mandar que te vão buscar à tua ilha e tu irás para a “Clínica do Sol” onde serás convenientemente cuidado.
Agora que te disse como te vamos ajudar, quero-te dizer outra coisa, Polifemo, outra questão que há muito tempo já deveria ter sido tratada. Como já se passou algum tempo desde tudo o que nos fizeste, e tu sabes do que estamos a falar, os habitantes de todas as ilhas concordaram em perdoar-te de todos os males que nos fizeste. Se concordares, depois de saíres da “Clínica do Sol” onde irás ser bem tratado, podes vir viver connosco de novo. Mas presta atenção: só vens para cá viver se concordares ser bonzinho. E se aceitares esta proposta, vais ter que nos contar o que se passou naquela noite.
O peixe-voador Teófilo vai-te entregar esta carta na Rua D. Ciclope III, nº 13, onde moras.

Do teu amigo BomPastor, um abraço

PS: Vamos continuar a dar-te as boas-noites!
Sara, 6.ºD