terça-feira, maio 1

Jogo do Dia do Trabalhador



Eu e os meus amigos estávamos na minha casa, a jogar um jogo de cultura geral. Eram necessárias duas equipas para responder às perguntas e competir uns com os outros. Nós estávamos agrupados rapazes contra raparigas.
Nós, as raparigas, estávamos a ganhar, mas metemos o pé na poça quando chegaram as perguntas sobre futebol. Com este tema os rapazes conseguiram empatar o jogo. Mas, não perdemos a esperança, pois esta é a última a morrer.
Depois chegaram as perguntas sobre o Dia do Trabalhador, e a Carolina fez a seguinte pergunta:
─ Como se começou a celebrar o Dia do Trabalhador?
─ Começou-se a celebrar o Dia do Trabalhador quando, no dia 1 de Maio de 1886, quinhentos mil trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração depois de ferir e matar dezenas de operários. – responderam as raparigas com um ar desafiador.
E logo, os rapazes interromperam prontamente:
─ Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos acharam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: oito líderes presos e três condenados a prisão perpétua; foi este o resultado desta segunda manifestação.
Nós, vendo que estávamos a ficar para trás, atacámos:
─ Em 1890, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1.º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador, um dia de luto e de luta. Também em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
Os rapazes, sabendo que se ficassem calados podiam perder o jogo, acrescentaram:
─ Cento e dezasseis anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago, pela luta de oito horas de trabalho semanal, e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1.º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
As raparigas, já stressadas, acrescentaram também:
─ Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por «Labor Day».

─ No Canadá este feriado chama-se «Dia das oito horas». Tem este nome porque se comemora a vitória da reduçaõ do dia de trabalho para oito horas. ─ acrescentaram os rapazes.
As raparigas, tentando terminar o assunto disseram:
─ Na Europa o Dia do Trabalhador comemora-se sempre no dia 1 de Maio.
A Carolina, já farta de tanta competitividade, concluiu:
─ Estão empatados! Todos sabem muito sobre o Dia do Trabalhador.
E assim acabou o jogo e os dois grupos ficaram muito contentes por ter ganho, e mais satisfeitos ainda porque no dia seguinte tinham teste de História e o jogo ajudou-os a relembrar muitos factos e curiosidades.


Autora: Cândida M.

Etiquetas: