quinta-feira, dezembro 6

Texto livre 6.ºC


Xadrez, um jogo de estratégia


Decidi escrever sobre o xadrez porque gosto deste jogo e quis pesquisar sobre como ele surgiu.
A maior parte dos documentos indicam que o xadrez foi inventado em meados do século VI e é de origem oriental. No entanto, em escavações feitas na Mesopotâmia, foram encontrados objectos que demonstram que este jogo já existia há pelo menos 4 mil anos a.C..
Nas minhas pesquisas descobri a seguinte lenda que explica a origem deste jogo:
No tempo dos grandes impérios, um grande imperador, ao ver seu exército a morrer de tédio, foi pedir ajuda a um sábio para que encontrasse algo de interessante para entreter tantos milhares de homens. Poucos dias depois, o sábio voltou para apresentar ao imperador a sua solução para resolver aquela situação. Mostrou então ao imperador um tabuleiro, formado por 64 casas de cores alternadas, contendo peças que representavam a época: torres, soldados, cavalos, bispos, reis, rainhas e os peões, que representavam os soldados. Expôs aquilo ao imperador, e explicou-lhe o objectivo do jogo: um exército lutava contra o outro, até que dali saísse um vencedor, como nas batalhas reais.
O imperador, ficou maravilhado com aquela invenção que iria desenvolver nos seus soldados novas estratégias de guerra, enquanto ocupavam o seu tempo, jogando.
Este jogo era utilizado para desenvolver tácticas de guerra eficazes em que as peças representavam as diferentes categorias de soldados, e o tabuleiro correspondia ao campo de batalha.
O xadrez chegou à Europa através dos Árabes aquando da expansão muçulmana. Sabe-se que durante a guerra da reconquista, mouros e cristãos, se dedicavam a este jogo durante as pausas da guerra, esquecendo, por momentos, que eram inimigos.
Hoje em dia é utilizado apenas como entretenimento. Actualmente podemos encontrar peças de xadrez com formas muito diferentes, mas o objectivo do jogo é sempre o mesmo, fazer “xeque – mate” ao rei do adversário.

Luís Miguel Páscoa Teixeira, Nº 10, 6º C