terça-feira, novembro 27
Texto livre 6.ºD
A Rita estava sentada numa cadeira de veludo, leve e brilhante como os flocos de neve que caíam lá fora na rua, onde muitas pessoas circulavam e faziam as compras de Natal. De repente viu o carro dos seus pais à porta. Correu para lá para ver se lhe traziam alguma surpresa ou algum miminho.
Qual não foi o seu espanto ao ver que traziam várias surpresas: um livro, uma caixa pequena de chocolates, o livro e o DVD da Leopoldina para ajudar na missão sorriso, um jogo do loto e uma grande, mas a maior surpresa de sempre: um fim-de-semana na “ Serra da Estrela”. A menina ficou felicíssima.
No dia 21 de Dezembro, uma sexta-feira, partiram para a serra onde se encontra o ponto mais alto mais alto de Portugal Continental.
Estiveram lá aquele fim-de-semana que foi divertidíssimo.
Voltaram a Coimbra a 23 de Dezembro.
No dia seguinte, à noite, a Rita vestiu-se muito bem, com um vestido de lã fina laranja, com uma boina de camurça branca, os sapatos de verniz branco e um casaco de veludo castanho. Psicologicamente a menina estava muito feliz, porque sabia que o Menino Jesus tinha dado dinheiro suficiente aos pais para lhe darem uma prenda. Também sabia que iria assistir à missa, que ela achava a mais bonita do ano: “A missa do Galo”, à meia-noite, depois de ter feito a Consoada e de ter aberto os seus presentes. Apesar da sua felicidade Rita perguntava a si própria: “ Será que todos os meninos da minha cidade terão um Natal feliz como o meu?”